quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Perguntas Frequentes:




Aqui, você irmão Reikiano, ou irmão não reikiano, pode encontrar um local para retirar suas dúvidas. Encontrará aqui, a resposta as questões mais frequêntes sobre o Reiki, além de poder enviar suas questões.

1 – Reiki é Religão?


Não!
Deus tem Religião? Não! Quem tem religião são os homens...


Reiki mais que um método, é uma condição do ser, pelo qual ele se torna aberto à luz divina que vivifica tudo, que sustenta e provem todo o universo, ligando-se e sendo purificado, unido a LUZ. Reiki não forma santos, apenas possibilita a qualquer pessoa potencializar a abertura e canalização "da luz de Deus", a fim de receber a graça da cura em um sentido amplo,  já que em potência todos tem a habilidade para se curar. O Reiki deste modo restitui uma condição natural do Ser.

Inclusive Usuí, não desejava que o Reiki se tornasse uma religião, para que não surgisse dogmas, hierarquias, mas sim que todos os seres que desejassem, pudessem estar em contato com esta grande dádiva, sem intermediários, voltando a seu estado primeiro.

Reiki é um uma condição de ser muito antiga, a qual todos os seres vivos tem condição de acessar, tornando-se mais saudável, seja física, emocional e espiritualmente.

Ela é uma terapia energética, não agressiva, reconhecida pela OMS, como técnica integrativa. Reiki não é mediunidade, não é passe espírita, não é magia ou outra forma. Ela é uma técnica ou método que muitos seres do passado possuíram a fim de canalizar a força vital universal, a graça da vida, a luz divina, para equilibrar o corpo a mente e o espírito. Apenas o Qi cura o Qi!

Reiki é uma terapia holística natural japonesa desenvolvida por Mikao Usuí, e traga ao ocidente pela sensei Takata, oriunda do Hawai.
É uma terapia que visa a cura em sua natureza plena, ou seja, não apenas do órgão adoecido, mas provindo dos níveis sutis do indivíduo para o físico, passando pelo mental, emocional e conseqüentemente o físico.


Ela é uma técnica com muitas particularidades, não sendo a melhor, nem a única forma de cura alternativa energética, mas apenas um ótimo método. Ela é aplicada através da imposição das mãos, onde o terapeuta precisa ter passado por um curso e por no mínimo 1 a 4 iniciações que conferem a ele a possibilidade de se tornar veículo da luz divina para si e outros seres.
Além de seu nível direcionado a cura, o Reiki permite o crescimento espiritual, o desenvolvimento da sensibilidade psíquica, a purificação do ser.


Mas como? 


Veja, o reiki na verdade, é potencialização de vários dons naturais, a harmonização do ser em seus níveis etéricos e dos canais para que a força vital universal flua por ele, mas também abre os canais e possibilita o acesso e o trabalho no desenvolvimeto espiritual por si e pelo trabalho que o reikiano faz sobre si mesmo, e por permitir o contato com os planos superiores.

Esta energia, é uma energia etérica, diferente do ectoplasma descrita espíritas(este ectoplasma que é uma condensação do campo de uma pessoa), sendo mais próximo do prana dos Indús. Ela é produto da própria divindade, esta que na verdade sustenta e está presente em todos os seres, apenas sendo canalizada e conduzida em altas potências.


2 – Reiki pode ser usado ou encarado como medicina?

Não!!!!!


O Reiki trabalha em pressupostos epistemológicos muito diferentes da Medicina e do tratamento com remédios alopáticos, sendo uma terapia energética, natural, complementar, visando a harmonia, equilíbrio do ser de forma holística, ou seja, ampla e total.

O Reiki não faz diagnósticos, não faz prescrições, não faz anamneses, não faz intervenções médicas de nenhuma espécie, nem suspende, ou indica tratamentos médicos, não indicando ou examinando exames, ou indicando ou suspendendo medicamentos alopáticos ou fitoterápicos de qualquer tipo. Alías, é muito mais proveitoso que o Reiki possa complementar os tratamentos médicos, já que traz uma recuperação mais rápida, plena, diminuindo ou acabando com efeitos colaterais de medicamentos, fechando feridas mais rapidademente, e muitas outras vantagens.

O Reiki é uma terapia que trata os corpos sutis da pessoa , o nível mental e emocional e por fim como conseqüência o físico, por um agente imaterial e ainda não conhecido pela ciência, a Luz Vital Universal, O “Rei”, através da imposição das mãos apenas.

3 – Existe Iniciação de Reiki a distância?

Sim e não!


Não, porque na tradição do Reiki, desde Usuí, até Takata, não existe nenhuma referência a possibilidade da iniciação a distância. Nenhum dos grandes pesquisadores, estudiosos do Reiki incentivam ou fazem iniciações à distância. Aliás, em todas as grandes tradições místicas, ordens que eu já estudei algo, a iniciação deve ser presencial.

A iniciação a distância só pode ser feita com algumas exceções drásticas:

- A pessoa ou uma pessoa próxima que precisa e mereça o tratamento se encontra a uma distância grande de qualquer professor de Reiki, não pode se locomover, por problemas de saúde ou impossibilidade financeira e mesmo assim se a necessidade dela se iniciar, for preemente, urgente e dentro da ordem universal.
- A urgência e necessidade em algum caso, em que a pessoa não pode se locomover para fazer a iniciação em outra local, dado sua impossibilidade.


Salve estas exceções a iniciação do Reiki a distância não é recomendada, pelo risco da pessoa não ser iniciada e ao tentar curar outras pessoas, apenas doar a própria energia, que pode estar equilibrada ou não em vários momentos da sua vida. Outro perigo, é que em situações não controladas, em casos extremos formas desequilibradas junto a pessoa  ser iniciada a distância podem invadir seu sistema de formas.


Eu pessoalmente não faço iniciações a distância, até que grandes mestres durante um bom tempo comprovem seu efeito e eficácia.
Apesar do que dizem, é muito diferente, a iniciação à distância, do tratamento à distância. No tratamento, é feito uma “fenda” no tempo-espaço, onde a força flui sobre a pessoa, ela não é enviada do emissor literalmente.

No caso da iniciação, o iniciador, serve de veículo a iniciação pelo “Poder Maior” e guiado pelos mestres, onde há uma relação entre os campos do iniciador- iniciado , mestres e a luz cósmica que se unem, além do lugar estar preparado para tal. Neste momento sagrado, a luz desce sobre a o iniciador e o iniciado, interferindo no sistema energético deste, pela imposição da energia e dos símbolo sagrados em momentos específicos. Todas as pessoas que tem uma vidência evoluída, vêem mestres presentes na iniciação participando do processo.



O Tratamento a distância funciona de uma outra maneira, diferente da iniciação!

4-  Quantas sessões são necessárias para se tratar um problema?

Não há como precisar isto, já que a pessoa que recebe o Reiki, é quem determina o nível de energia e profundidade do tratamento.  O Terapeuta é um canal, e como este, serve a que a Luz possa ao tocar todos os corpos sutis da pessoa, seus centros vitais, meridianos, seu consciente e sub-consciente, permitir a superação e equilíbrio na raiz do mal da pessoa, ou mesmo promover a resignificação psicológica necessária.
Entretanto para problemas leves, 1 sessão as vezes basta, ou poucas. Já para problemas mais crônicos e questões existenciais o progresso é gradual e pode demandar várias sessões. Casos agudos, doenças graves, sessões até diárias.

Há casos de dores de cabeça, estresse e estados de angústia por exemplo que  15 minutos de Reiki solucionaram, outros casos demandaram mais tempo.

5 - Posso receber o Reiki mesmo não tendo problemas de saúde no momento?

Deve! 

Ao contrário do método ocidental de medicina , as terapias holísticas de modo geral, tal como o Reiki, trabalham muito com prevenção. Para o Reiki, toda doença provem dos níveis energéticos e da mente. Assim sendo quando você recebe o Reiki, você está trabalhando sobre os níveis mais profundos do seu ser para se equilibrar, harmonizar e permitir que seu corpo possa estar sadio, utilizando-se de seus mecanismos próprios de cura para se manter bem. Quando você recebe o Reiki, você fica cada vez mais saudável, seja física, emocional e mentalmente, já que se harmoniza por inteiro.

Mas pense... Será que não há nada que possa melhorar dentro de cada pessoa? 

Na grande maioria dos casos, a vida moderna desarmoniza as pessoas, trazendo mesmo que não seja ainda dores físicas, inquietudes mentais, emocionais e existenciais. Quando você Recebe o Reiki, você está trabalhando para que a doença nem se torne física, mas seja na esfera da mente resignificada e equilibrada para o seu bem estar existencial pleno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário