quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sistema Reiki





O que é Reiki?


"Reiki pode ser entendido como um método amplo de cura...

Mas ser um Reikiano, só pode ser entendido como um modo de vida,

um caminho na luz e para a luz"

Falar sobre o Reiki é muito complexo, porque envolve mais do que um entendimento racional descritivo, já que suas origens, sua atuação e métodos transcendem a forma moderna de entender o universo. 
Mais fácil do que falar de Reiki, é receber, onde se torna fácil compreender e sentir seus efeitos.

Mas vamos tentar agora tentar falar um pouco deste fabuloso sistema de cura, auto-desenvolvimento e abertura da consciência.

 O Reiki é mais que um método de cura, é um modo de vida. É um modo de vida, porque o Reikiano tem a possibilidade de uma profunda transformação tanto em consciência, na percepção do universo, das diversas formas de energia da sua participação em um plano de cura universal tanto de si mesmo, quando do mundo que faz parte.

Reiki, é uma poderoso sistema de harmonização, desenvolvimento  interior e cura energética  natural, descoberta e desenvolvida pelo Mestre Mikao Usui, nascido no Japão em 1858 aproximadamente.

Reiki não é uma religião, não é medicina, não é um dogma ou doutrina, não é magia, nem passe, não é imposição de mãos, massagem nem mediunismo. Na verdade Mikao Usui não instituiu nenhuma religião de cura. Os dons de cura e estas técnicas sempre existiram e foram praticadas no decurso da história; 

Entretanto no decorrer da história, vários povos e iluminados criaram métodos para utilizarem e se tornarem canais para a graça divina, porque é ela que cura. O Reikiano, assim, se torna um canal, um instrumento da luz ("o Rei"), para promover o equilíbrio, harmonia, saúde e desenvolvimento interior, imerso neste poder cósmico que flui por ele.

Reiki é a pura energia divina que vivifica e dá força a tudo que existe na criação. Ela é divina(no sentido de ser pura, elevada, fonte e origem de tudo), é o amor incondicional, a luz que dá a vida, não polarizada, ou seja não pode ser deturpada de modo algum. Ela promove a saúde, a harmonia, a paz, o desenvolvimento de tudo que existe, pelo simples fato desta energia harmonizar, vivificar e equilibrar todos os seres.

O Reikiano tem a sua disposição um grande graça, que permite ao utilizar a si, quanto as outras pessoas um profunda cura na causa última do mal. Ela visa a cura do espírito, da mente, das emoções e do físico.


  O poder Reiki não pode de modo algum curar todas as doenças, a cura depende de vários fatores, dentro dos quais o estado do consciência e trabalho interior e o nível de adoecimento de cada indivíduo é diferente e por várias razões. A disposição deste para curar-se, e resignificar a vida, mais a vontade cósmica que possibilita isto para ele.

O uso desta técnica  visa um tratamento natural, para ajudar, elevar, harmoniza tanto aquele que é canal, quando aquele que recebe, auxiliando poderosamente na melhoria dos estados de saúde, harmonia energética interior e promovendo a facilitação interna e as condições para que a pessoa possa trabalhar questões emocionais-mentais existenciais conflituosas.

Vamos abordar a estrutura do reiki e alguns dos seus benefícios.


Reiki = energia vital universal
Rei = Essência energética cósmica, consciência universal, espírito transcendental, força divina vivificante, parte espiriual.
Ki (chi ) = Energia vital, fluído da vida, o poder de sanar a natureza, prana, luz, energia que está presente em tudo que existe e dá sua força vital.
Para entender o ki (chi), precisaríamos adentrar mais profundamente em estudos Taoistas, Xintoistas, Budistas, que no momento não cabem a esta introdução, mas pode ser entendida como a força vital que anima tudo que existe, ela pode ser celeste, terrena e humana.





Os princípios do Reiki passados pelo mestre Usuí é o que é chamado de um Kotodama, ou conjunto de preceitos que devem ser repetidos pela manhã e pela noite por possuir uma alma e por isso possuir energias curativas. São eles:

Só por hoje:

Não me irrito

Não me preocupo

Sou grato

Trabalhe arduamente

Sou bom para com todos os seres.


Para Usui Sensei, estes ensinamentos deveriam ser tratados como mantras, usados em uma mediação diária para que o Reikiano, não apenas s reforce com o Reiki, mas que procure viver através destes princípios.


A técnica Reiki, simplesmente através do terapeuta devidamente iniciado no sistema, passa ser um canal da luz divina, o "Ki universal", a luz divina que desce sobre ele e é direcionada pelas suas mãos e pensamentos sobre um ser humano, ou qualquer outra coisa existente visando tanto nos corpos físicos, emocional mental e espiritual, a trazer harmonia, paz, elevação, saúde no seu sentido mais amplo não apenas na supressão de sintomas.



Figura representando terapeuta reiki atuando sobre a posição dos pés.


A Energia "Rei" desce sobre ele pelo chakra da cabeça, pelo chacka do coração e desce pelas mãos principalmente, mas também pelos olhos e respiração e o envolve como um todo.


O Reiki entende que todo problema físico deriva de desequilíbrios que advém de conflitos e desarmonias energéticas, nos pensamentos, emoções e má alimentação e que se manifestão primeiro dos corpos mentais para o emocional e então para o corpo físico, manifesta e sua última instância.

Algo importante a salientar que é muitas vezes fonte de equívoco, é que o Reiki não proporciona cura porque está simplismente dispersando "energias desequilibradas". Sim, está também, promove bom fluxo energético e o harmoniza, mas o Reiki ao atuar em todos os corpos sutis das pessoa proporciona o seu reequilíbrio e assim, o corpo físico como é consequência destes corpos se modifica do mesmo modo. Ele promove a cura do espírito, do aperfeiçoamento interno da pessoa.

Para uma doença desaparecer do corpo de uma pessoa, a energia estará agindo a nível sutil, na energia vital da pessoa, mas também no que mantem o corpo físico, ou seja na própria estrutura atômica quem mantem as moléculas de uma dado modo, afetando as substâncias, e todas as estruturas mais densas. Só que ao invés de estarmos tratando do físico para o espiritual (corpos sutis  estamos fazendo o oposto, dos corpo sutis que irão incidir consequentemente no físico.


Um estudo feito em mãos de Reikianos, poduderam constatar que durante uma aplicação de Reiki uma campo magnético forma-se a vonta delas.

Desde modo, o Rei é a sabedoria universal, a consciência onipresente de tudo que existe que envia, coordena o Ki humano a fim de que as pessoas sintonizadas a luz cósmica sejam canais de graça para o mundo.

Esta energia é conhecida por várias técnicas ao decorrer do mundo. A homeopatia usa a energia contida em seus remédios de cada elemento para reequilibrar os problemas energéticos, (a energia vital) pela máxima de que igual anula e ou equilibra igual. A acupuntura usa as agulhas, para afetar esta mesma energia vital que corre pelos meridianos, que podem estar bloqueadas, ou desequilibradas.


Reiki entretanto não é exclusiva a ninguém, não é um dom dado a poucos, mas muito ao contrário é uma técnica que permite a qualquer pessoa que deseje, ser canal, um instrumento da graça que passará por ela, para trazer cura e bênçãos ao mundo.


Você pode estar doente para receber o keiki, ou plenamente saudável, pois ele irá harmonizar você como um todo, elevando suas energias, agindo sobre seu lado mental, emocional e físico para que sejam destravados, harmonizados tudo que é preciso. Reiki traz paz, cura, elevação, harmonia plena para quem recebe, de acordo com a disposição da pessoa par melhorar. Ela promove o bom funcionamento dos orgãos, sistemas do corpo humano e permite uma resignificação das causas do sofrimento, auxiliando nos processos de cura mais amplos.


Pode também ser utilizado para animais, para energizar água, comida, enviada ao passado e ao futuro, pode ser enviado para todo o mundo ajudando na cura do mundo, na dispersão das energias negativas e trazendo luz sobre todos.

A utilização da terapia Reiki pode se dar de maneira segura de maneira concomitante a outros tratamentos, assim reforçando reciprocamente os tratamentos.



Através da sintonização a que o candidato Reikiano passa por um mestre devidamente iniciado, o candidato passa por 3 etapas iniciatórias (no sistema Usui), ou de sintonização como alguns preferem dizer, aprendendo a teoria a a utilização da técnica em cada nível.

Em cada nível, o aluno passara por um conteúdo teórico e prático, e do treinamento adequado para executar as técnicas e aprender a dirigir e a senti a energia adequadamente.

Cada etapa que é independente da outra, ele recebe a sintonização (Reiju)  que proporciona a sua habilidade de Reikiano, e o aumento desta habilidade e da capacidade de canalizar a energia, tal como a expansão da consciência e purificação.


O último nível é o quarto, ou III-B onde ele se torna mestre reiki, que lhe permite sintonizar outras pessoas na grande energia da corrente Reiki.

Se você se sentiu atraído por esta forma de terapia, entre em contato para uma consulta de avaliação e experimente esta grande terapia energética natural
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário