segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Quiropraxia

O que é Quiropraxia?

Quiropraxia, é a uma terapia natural que visa o diagnóstico, tratamento e prevenção da saúde através de técnicas  utilizadas no sistema neuro-músculo-esquelético, restabelecendo o sistema bio-mecânico da coluna e funções em todo o corpo.

O nome Quiropraxia significa: Tratamento com as mãos, e se preocupa com os distúrbios funcionais, síndromes de dor, relacionados com a estática e dinâmica do sistema neuro-músculo-esqueletal e articulações.

Realizada através do emprego das mãos, exames de apalpação dinâmica ou estática, identifica desalinhamentos, restrições de movimento e sinais de alterações estruturais, realizando tratamento terapêutico, para aliviar ou devolver ao paciente melhores condições de conforto e alívio dos sintomas reclamados.

Ela identifica, fixações, restrições de movimentos nas articulações e das relações vertebrais da coluna, além de outros sinais, para oferecer um tratamento terapêutico que visa a manipulação global e/ou específica destas, a fim de integrar as estruturas da coluna e articulações a um pleno fluxo nervoso e permitir o organismo expressar o máximo possível de saúde.

Ao contrário do que diz a crença popular que chama de estaladores de ossos, a Quiropraxia, serve-se de um grande número de testes em sua avaliação visando compreender em seu diagnóstico as disfunções apresentadas na coluna e articulações, não sendo arbitrária em apenas "estalar", mas sim aplicar as técnicas de maneira planejada e técnica em pontos específicos, liberando as subluxações e fixações em movimentos de curta amplitude, sendo muito seguros.
Deve-se compreender que as fixações que a Quiropraxia pode tratar, são aquelas não permanentes como no caso da ancilose e outras que não se faz a manipulação.

A Quiropraxia não atua além do limite  fisiológico, mas sim entre a barreira elástica e a barreira anatômica, não havendo risco de problemas.

Várias das vantagens da Quiropraxia, é um tratamento em diversas síndromes dolorosas da coluna vertebral, e articulações de forma rápida. Entre outros problemas podemos citar: Vários tipos de dores de cabeça, ATM, bruxismo, alguns quadros de bursite e tendinite, e mesmo melhoras em quados de cólicas e muitas outras indicações, além claro de problemas e dores da coluna e musculares.

A quiropraxia entende que quando as vértebras se encontram em posição inadequada estas irão prejudicar o livre fluxo de informação do nervos que saem da coluna, e a função de vários pontos do corpo se encontrará prejudicada, além é claro, da dor ocasionada pela pressão das vértebras nos nervos, no estrangulamento do disco intervertebral e outros problemas.
 Após a manipulação o sistema é "aberto" novamente e a função se recobra.

Para que o amigo leitor possa ter uma idéia, o fundados do método descobriu por acaso em uma manipulação que uma pessoa que era surda, voltou a escutar após a manipulação, onde no caso deste, fora a causa da surdez.

Outras quadros ou mesmo que leves sintomas  como os indicados abaixo, não são do âmbito da quiropraxia oferecer tratamento. Ex.: espondilites da espinha cervical, osteófitos, estrutura irregular do osso, estiramentos ou paciente com histórico de descolocamento do pescoço, histórico de isquemia, arteriosclerose, ataques isquêmicos passageiros, doenças cardiovasculares, hipertensão, distúrbios visuais, ataques de desmaios, histórico familiar de apoplexia, fraqueza passageira e constante nas pernas, pessoas que tomam alguns tipos de medicamentos, ou que tenham osteoporose. Vários sintomas como vertigem ou enjôos que não procedam de problemas neurológicos ou do complexo neuro-espinhal podem ser aliviados, mas todos os sintomas devem ser avaliados pelo quiroprático e  em exames com o médico do paciente caso este esteja em acompanhamento.

A avaliação também vem verificar até que grau pode ser utilizada, já que em casos graves de inflamações não é indicado.


Conheça este fabuloso método de tratamento natural, que oferece respostas rápidas e eficientes, para vários distúrbios de dor e sofrimentos do ser humano!


Obs Importante: A Quiropraxia não substitui o tratamento médico convencional, nem o tenciona fazê-lo. Ela não se vale de técnicas médicas de modo algum e nem intervem nos tratamento prescritos por médicos  a seus pacientes. A quiropraxia, visa trazer um tratamento complementar e eficaz aos casos que lhe são de âmbito de ação. Em casos graves, e fora da ação do método o socorro médico é sempre indicado.

2 comentários:

  1. Olá Boa tarde!, vcs dão o este curso de quiropraxia?

    ResponderExcluir
  2. Sentia muitas dores, tomava vários remédios e ficava tratando a dor e não as causas. Então me recomendaram fazer quiropraxia e no começo estava bem relutante pois não acreditava que faria efeito. Hoje eu recomendo sempre que posso, pois melhorou muito a minha vida. Utilizei os serviços da Clínica de Quiropraxia Provital, www.provital-quiropraxia.com.br/site/, e estou bem feliz pelos resultados.

    ResponderExcluir